Liberdade de Software Significa Benefícios para Sua Empresa

Uma objeção comum que eu ouço sobre software livre vai mais ou menos na linha “Porque eu devo me importar com acesso ao código fonte? A última coisa que eu quero é responsabilidade por mais código!” Vendo a palavra “fonte” ou “software”, é fácil tirar a conclusão de que esse é o principal objetivo do software livre, e então assumir que esse é um domínio de revolucionários de sandálias fixados em programação.

Mas o foco na liberdade de software não é apenas para os revolucionários. Todos os benefícios que fazem os CIOs escolherem software livre são derivados diretos da liberdade de software. Precisamos imaginar a liberdade de software como uma “marca genética”, uma indicação de futuros benefícios para a sua empresa.

A definição de “free software” realmente se parece com um manifesto revolucionario, até porque, é um manifesto revolucionário. As pessoas por trás dessa definição com frequência evitam o pragmatismo do termo “open source” e focam exclusivamente na liberdade. Mas é válido olhar atrás da filosofia. Podemos parafrasar a definição de “free software” como a liberdade de usar, estudar, modificar e distribuir software sem interferências. Essas quatro liberdades trazem benefício diretos às empresas:

  • Liberdade de usar o software para qualquer razão, sem ter que primeiro solicitar uma permissão especial (por exemplo, pagar uma licença). Isso é o que empulsiona a tendência do “adoption-led deployment1“, onde protótipos interativos permitem soluções rápidas.
  • Disponibilidade de pessoas e fornecedores com conhecimento porque não existe barreira para estudar o código e experimentar com ele. O mercado de ferramentas e consultores em software livre está ficando cada vez mais rico e vibrante dia a dia, por conta dessa liberdade.
  • Garantia de que fornecedores não podem tirar o software de você, porque qualquer um tem a liberdade de modificar e re-usar o código fonte. Se um fornecedor decidir suspender o suporte para um software livre, outra empresa pode continuar de onde eles pararam – algo que eu pretendo provar.
  • Liberdade de distribuir o software para qualquer um que precise dele, até mesmo incluindo melhorias suas – isso inclui seus funcionários, fornecedores, clientes e (no caso de governos) cidadãos.

Quando usuários de software estão decidindo com que fornecedores eles devem trabalhar, eles precisam saber se as suas liberdades de software estão sendo respeitadas e cultivadas, não a partir de um sentido de pureza filosófica, mas porque seus orçamentos e seu sucesso depende disso. Todos os valores que fazem o CIO escolher software livre são derivados diretos da liberdade.

Possuirmos indicações claras e relevantes que governos e grandes empresas possam usar na sua compra de software que favoreçam software livre – o software que diminui custos, evita aprisionamento e permite usos futuros não previstos tanto de dados como do software – não é uma questao de anjos em cabeças de alfinetes ou de bairrismo sem sentido. É exatemente o que as empresas que eu tenho visitado estão pedindo. Procure sempre pela marca genética de valores para o seu negócio: software livre.


  1. N. do T.: “adoption-led deployment” é a prática de se prototipar e implantar inicialmente o software antes que seja necessário um processo de compra do software ou de suporte.

[Original Version in English]

[Traduzido por Bruno Souza]


Creative Commons Licence
Esse artigo está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported.
Apesar de não haver obrigação, o autor agradeçe se for notificado de qualquer obra derivada, especialmente traduções que desde já estão convidadas a serem postadas nesse site. Se você gostaria de usar esse conteúdo comercialmente, por favor solicite permissão, que normalmente será concedida; estamos restringindo por conta de abusos no passado.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: